domingo, 12 de julho de 2009

Artigo: Dificuldades em Matemática - Beatriz Vargas Dorneles.







ARTIGO:


DIFICULDADES EM MATEMÁTICA.




Olá estou de férias, que bom!!!!!! Agora vou ter mais tempo para me dedicar ao meu blog, para fazer pequenos cursos de artesanato e também para bater perna, não é uma maravilha!!!!




Recentemente, li rapidamente na revista Pátio, um artigo da Beatriz Dorneles, sobre dificuldades em matemática e agora li novamente e achei ótimo para deixar para vocês. Como ele é um pouco extenso vou postar aqui um pedacinho, para você ter uma ideia sobre o assunto, e vou deixá-lo para download.

.....



"Há um conjunto de trabalhos que mostram que o ensino efetivo da matemática só é possível com a compreensão do significado dos conteúdos matemáticos pelas crianças e pelos adolescentes. No entanto, esse significado pode ser imediato e adquirir sentido apenas mais adiante, quando unido a outro conteúdo. Outro aspecto a ressaltar é a ideia de que existem muitas formas diferentes de ensinar um mesmo conteúdo e que não se sabe exatamente qual delas funciona melhor para os alunos ou, pelos menos para uma parte deles. Se algumas formas de ensinar funcionam para alguns, quais as formas que funcionam para outros e por que razões? Todas estas são questões que permanecem sem resposta.



Sabe-se que, a longo prazo, o sucesso da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças requer experiências de qualidade durante os primeiros anos de escolarização, além de um ensino fortemente voltado para a aprendizagem de conceitos e processos matemáticos com compreensão. Nesse contexto de grande complexidade no ensino da matemática, existe um grupo específico de crianças com dificuldades na aprendizagem dessa matéria que é bastante heterogêneo.


....



Um grande problema tem sido definir se essas crianças têm dificuldades por falta de determinadas habilidades ou se essas dificuldades são decorrentes de um ensino deficitário. É importante ressaltar que, nas condições atuais de ensino da educação brasileira, tal distinção é extremamente difícil. No entanto, a pesquisa com crianças que apresentam dificuldades em matemática tem avançado, e algumas informações sobre as razões de suas dificuldades específicas já são conhecidas".


Downloads
Clique abaixo para você baixar o artigo inteiro.


Artigo Parte 1


Fonte: Revista Pátio nº 48 nov/2008 jan/2009. página 44 - autora: Beatriz Vargas Dorneles.




Eu sempre tive muita dificuldade em matemática, foi um fantasma que rondou a minha vida escolar. Acredito que nunca consegui ter uma aprendizagem significativa nesta disciplina, e então passei a odiá-la, o que foi pior para mim, porque eu odiava os professores também e consequentemente não aprendia. Isto é horrível e não deveria acontecer na vida escolar de nenhuma criança, e eu sei que isto aconteceu comigo lá no início. Então fica maior a nossa responsabilidade, a de não fazer o mesmo com os nossos alunos.


E esbarramos em outra problemática, a deficiência do ensino das metodologias (didáticas), nos cursos de Pedagogia. Saímos do curso, com uma enorme bagagem teórica e pouca prática. Somente na sala de aula, quando começamos a lecionar, é que aprendemos a ensinar, e no meu caso, eu não fiz o magistério, fui direto para o curso superior, imagina o sufoco, foi com muita dedicação e humildade e através de pessoas muito legais que estavam dispostas a passar suas experiências para mim, foi que aprendi e estou aprendendo até hoje.


Beijinhos e até breve.... Zélia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe uma mensagem para mim, comente sobre as postagens, ficarei feliz com as suas sugestões, elogios e críticas construtivas, beijos e até mais, Zélia.