domingo, 4 de abril de 2010

Algumas atividades trabalhadas com a turminha- Páscoa.


Algumas atividades trabalhadas com os meus alunos com o tema "Páscoa".

Procedimentos:

Com esta atividade, eu passei a música no quadro, entreguei o caderno e nós "lemos" juntos, depois de ter feito a leitura no quadro, apontando cada palavra, aproveitei o momento para falar sobre as linhas, o sentido da escrita, espaço entre as palavras, a diferença entre letras e palavras, rimas. Explorei o texto no quadro e depois chamei duplas no quadro para ler ou localizar palavras, conforme o nível de pensamento da escrita que cada um se encontra.

Quando trabalho com texto, deixo bastante tempo para a atividade, pois gosto de explorar todo o texto, e incentivar a "leitura" mesmo para as crianças que ainda não lêem.






Esta atividade foi para complementar a do dia anterior, ( esta com a música do Coelhinho). Os alunos que estão silábicos- alfabéticos e alfabéticos, quase não tiveram dificuldade para fazer, os outros apresentaram um pouco e outros grande dificuldade. Escrevi a música novamente no quadro lemos e cantamos várias vezes e expliquei que eles teriam que no lugar da palavra, desenhar.

Algumas crianças nesta idade não conseguem "entender" as explicações para a sala toda das atividades a serem realizadas, é preciso um atendimento individual, outras vc acaba de ler a questão e ele já começa a fazer, são as individualidades, cada crça entende de uma forma, são as aprendizagem diferenciadas.

Outro momento dedicado à escrita, foi a cópia da música em uma folha pautada, para que eles pudessem "ler" a música em casa para seus pais.




Antes de trabalhar com os símbolos da Páscoa, levei um cartaz sobre o tema (veio como complemento da Revista de Educação Infantil) e trabalhei oralmente sobre o verdadeiro significado da Páscoa, para a maioria das crianças, esta data comemorativa serve apenas para ganhar ovos de Páscoa e comer chocolate.



Li alguns trechos da Bíblia Infantil que um dos meus alunos levou, porque no dia anterior tinhamos falado sobre a Ressurreição de Cristo, e ele pediu para sua mãe para levar uma linda bíblia própria para crianças com lindas gravuras e um texto acessível.



Foi ótimo, eles prestaram muito atenção, queriam falar todos ao mesmo tempo, sobre o que já ouviram sobre o assunto e sobre filmes que haviam assistido sobre a morte e ressurreição de Cristo. Tive que organizar a ordem das falas, e pude perceber que várias crianças frequentam igrejas e seus pais falam sobre Deus.


As atividades foram montadas pelas professoras do 1° ano, e estão neste tamanho porque fazemos cada atividade dupla em 1 folha de sulfite, dá para 2 alunos, economia de xerox. Elas foram retiradas de várias coleções pedagógicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe uma mensagem para mim, comente sobre as postagens, ficarei feliz com as suas sugestões, elogios e críticas construtivas, beijos e até mais, Zélia.