sexta-feira, 15 de outubro de 2010

DIA DO PROFESSOR

PARABÉNS PARA NÓS PROFESSORES


RecadosOnline
Recados Para Orkut
Não gosto muito deste negócio de reservar um dia do ano para se homenagear alguém, como Dia das mães, da mulher, das crianças. Para mim estes "DIAS" têm mais valor comercial do que sentimental.
Mas hoje, 15 de outubro, data que se comemora o DIA DOS PROFESSORES, acho muito importante refletir sobre este PROFISSIONAL, pelo menos para lembrar, nós professores, governantes e as pessoas de modo geral, da importância desta profissão, que num passado recente, era reverenciado, respeitado, tida como a profissão que formava a criança para ser o cidadão do futuro, que reforçava os valores familiares, que era admirado e apoiado pela família do educando.
E agora, na era da tecnologia, das grandes descobertas científicas, de tantas informações jogadas pelas mídias, a imagem do professor foi se diluindo e mesmo confundida... . Alguns o vêem como apenas cuidador dos seus pequenos filhos, que está ali para cuidar das necessidades básicas da criança. outros o enxergam como profissional que DEVE se encarregar de transmitir cultura e princípios familiares, que outrora vinha do berço, dos seus responsáveis.
Esse dia deve servir para refletir sobre o nosso papel dentro da sociedade, nós devemos sim, fazer parte da esfera educacional, junto com a família, com o ESTADO e com a sociedade. Não podemos ser os únicos responsáveis por algo tão importante que é formar o ser humano. Principalmente em um momento em que a sociedade GRITA com medo de tudo, não temos mais segurança nas ruas ou dentro de quatro paredes, vivemos trancados dentro de grades com MEDO da insegurança, e da irracionalidade que esta dominando o HOMEM.
Este homem que veio de uma família, de uma comunidade, da responsabilidade de um governo eleito pelo povo e também da escola, somos TODOS responsáveis por este indivíduo, A ESCOLA não é a única. Onde está o governo que tanto fala de inclusão na educação e exclui o tempo todo seus governados. E a família que na ânsia de dar os suprimentos básicos para a sobrevivência de seus filhos, está esquecendo do mais importante, que é ensinar a se amar e amar o seu próximo, que é respeitar os outros como gostaria de ser respeitado, mostrar aos filhos as consequências de seus atos. E nós EDUCADORES, a partir daí, desta base familiar, reservar um GRANDE tempo do nosso planejamento diário, para falar de amor, respeito, igualdade, de DEUS aos nossos alunos, deixar de lado tantos conteúdos enfadonhos e trabalhar com eles sobre a vida, como enfrentá-la com dignidade e sabedoria.
Bem, acho que escrevi demais, não foi desabafo porque todos nós educadores ou não, conhecemos todos os problemas que cercam a vida do ser humano e estamos desesperados para melhorar tudo isto, para podermos sair sem ter medo de não voltar para a nossa família, de deixar nossos filhos na escola sem ter medo dele levar uma bala perdida, ou do seu amiguinho levar uma arma para a escola, e nós professores de poder ensinar, sem apanhar(ou coisa pior) dentro da escola. Nós todos queremos voltar a viver e de preferência sem precisar tomar "fluxetina" ou "sertralina" para conseguir ir trabalhar.
Beijos e UM ÓTIMO DIA DO PROFESSOR para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe uma mensagem para mim, comente sobre as postagens, ficarei feliz com as suas sugestões, elogios e críticas construtivas, beijos e até mais, Zélia.